domingo, 5 de julho de 2009

A IMPORTÂNCIA DE UMA NETWORK

O relacionamento e o seu poder sobre as ações empreendidas no mundo profissional é surpreendente. Quem prometeu fazer muitos amigos, buscar novas oportunidades, estabelecer novos desafios em 2009 deve iniciar um balanço do ano para ver de realmente cumpiu a promessa.
Mas criar ou ampliar a network (rede de relações), não tem hora para iniciar. As portas se abrem a todo o momento, mas muitas vezes não temos a coragem para entrar. Relacionar-se é uma habilidade não rara, mas manter o relacionamento pode ser um desafio muito maior.
O mapa do caminho que pretendemos seguir é riscado por muitas mãos, mas a arte final que deve fazer somos nós. Não adianta alguém dizer a você que o sucesso faz parte do seu DNA e você esperar isso a vida toda sem fazer nenhum esforço. A pergunta que devemos sempre nos fazer é: Porque estamos aqui? O que viemos fazer? A partir disso, passamos a ver o mundo de outra forma. Ver um mundo onde não há desconexão. Pelo contrário, um mundo como o que estamos vivendo, as conexões que devemos estabelecer são fundamentais para o sucesso ou para o fracasso.Os grandes líderes constroem e consolidam suas ações porque exercitam o relacionamento a todo o momento. Francis Bacon disse a mais de 500 anos que não devemos semear nada pensando na colheita imediata. Precisamos cultivar as coisas pouco a pouco. Essa frase é muito atual e nos remete a necessidade de construir e cultivar as relações no longo prazo.
Mas qual é o papel das organizações nesse processo? Um ambiente fértil para a construção de relações é o ambiente em que vivemos a maior parte do nosso tempo. Normalmente é o local de trabalho. Uma pesquisa realizada por professores da FGV revelou que a maioria das demissões nas maiores organizações empresariais, ocorreram pela falta de relacionamento ou pela dificuldade de conduzir um ambiente harmonioso onde o bom senso, a colaboração, o espírito de equipe devem prevalecer. As organizações são como vitrines, nos expõem, nos vendem, nos compram. É um verdadeiro e eterno big brother. Portanto, aproveite os momentos e o ambiente que você tem para criar essa grande rede de relações e ser bem sucedido na vida.

2 comentários:

  1. Professor olhei hoje seu blog...muito interessante o artigo,continue escrevendo.
    abraço
    Joao H Hoffmann

    ResponderExcluir
  2. Professor Jordani,
    Bom trabalho em chapecó .Gostei do seu Blog.
    Abraços
    Marcelo Deluca

    ResponderExcluir

Seu comentário foi incluído com sucesso. Obrigado!!